Mostra explora relação entre pintura, natureza e o impacto ambiental da produção artística

A CAIXA Cultural Curitiba recebe, até 8 de junho de 2025, a exposição Matéria ao Redor, de Ciça Tucunduva. A mostra reúne 11 obras produzidas a partir de 2023, refletindo as experimentações da artista com textura, cor, forma e espaço e explorando a relação entre pintura, natureza e o impacto da produção artística.

Crédito – Divulgação.

Para Ciça, sua pintura é voltada à sensação em vez da mera representação e suas obras encontram no diálogo entre cor e forma um gesto “familiar e cotidiano, situado entre o onírico e o incendiário”. A série de monocromáticos apresentada na exposição marca uma nova fase em sua produção, caracterizada por uma abordagem mais complexa, diversificada e experimental.

Crédito – Divulgação.

As imagens criadas por Ciça, tanto figurativas quanto abstratas, nascem da observação da natureza a partir das janelas de seu ateliê e das paisagens do cotidiano. Sua transposição para a tela ocorre por meio da técnica do esgrafito, em que a forma se revela pela raspagem da camada superior de tinta com pincel ou espátula — o mesmo recurso explorado por artistas como Rodrigo Andrade e Miguel Bakun.

Crédito – Francisco Camolezi.

Além do impacto visual, o trabalho de Ciça estabelece um diálogo com a economia circular, refletindo sobre a geração de resíduos na produção artística. Esse conceito se manifesta em obras como o tríptico Relíquias (2024), em que restos de paletas de tinta em resina se transformam em objetos ovalados, evocando desde mapas mundi até porta-joias de veludo vermelho. “Essas peças guardam em si tudo aquilo que normalmente seria descartado na produção artística”, explica a artista. Segundo ela, “as resinas não polidas e o acúmulo de tinta gerado no processo são reaproveitados para dar origem a novas obras”.

Sobre a artista
Ciça iniciou sua formação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro (RJ), em 2013. Desde então, participou de exposições coletivas e ocupações ao lado de nomes da cena carioca, como Marcela Cantuária. Agora, pela primeira vez, apresenta uma mostra inteiramente dedicada à sua obra.

Ciça Tucunduva em seu ateliê. Foto: Francisco Camolezi

SERVIÇO:

[Exposição] Matéria ao Redor
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro
Abertura: 15 de abril às 19h
Visitação: 16 de abril a 8 de junho de 2025
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 19h
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba
(41) 4501-8722