“Ao Vivo” leva o público do Festival para dentro da cabeça de uma artista
A Mostra Lucia Camargo, um dos eixos do Festival de Curitiba – de 24 de março a 06 de abril – , traz entre os destaques desta 33ª edição o espetáculo “AO VIVO [dentro da cabeça de alguém]”, em cartaz nos dias 27 e 28, no Teatro da Reitoria. A obra, dirigida por Márcio Abreu, convida o público a uma imersão nas memórias, sonhos e projeções de futuro de uma artista fictícia, numa reflexão sobre a arte, o tempo e a sociedade brasileira.

Crédito – Nana Moraes.
Com texto original de Abreu, o elenco traz Renata Sorrah – uma das grandes atrizes brasileiras em atividade – Rodrigo Bolzan, Rafael Bacelar, Bárbara Arakaki e Bixarte. A proposta é abrir uma janela para o universo interior dessa personagem, guiando o espectador por lembranças individuais e coletivas que dialogam com momentos marcantes da história recente do Brasil e do mundo.
“O público é convidado a percorrer uma lógica de sonho ou de memória, não exatamente no sentido onírico, mas como a gente formula o pensamento”, explica o diretor. “A memória não tem só a ver com o passado, mas é um campo ativo de produção de sentidos e de projeções para o futuro.”
A peça estreou em agosto de 2024, em São Paulo, e é fruto de uma criação coletiva da companhia brasileira de teatro. O processo de pesquisa se inspirou no texto “A Gaivota”, de Anton Tchekhov, resgatando questões que atravessam o tempo, como o papel da arte, a busca pela própria voz e a relação do artista com a coletividade.
A narrativa se constrói a partir de fragmentos de memórias dos artistas envolvidos. Um dos momentos marcantes vem de uma experiência pessoal de Renata Sorrah, que nos anos 1970, a caminho de um ensaio de A Gaivota no Rio de Janeiro, vivenciou uma situação que, agora, reaparece ressignificada no palco.
Com uma equipe multidisciplinar, o espetáculo conta com cenografia e vídeos de Batman Zavareze, figurinos de Luís Cláudio Silva (Apartamento 03) e direção musical de Felipe Storino. A movimentação em cena tem a assinatura de Cristina Moura, enquanto Nana Moraes cuida do registro fotográfico.
“Quando entramos na cabeça de alguém, percebemos que a vida de um sujeito não se forma apenas por sua individualidade, mas por uma multidão de possibilidades”, diz Abreu. “É uma peça sobre estar vivo agora, um ensaio sobre vivências no tempo e sobre a coexistência de tempos múltiplos no presente.”
AO VIVO [dentro da cabeça de alguém] convida o público a sentir a efemeridade das memórias, a instabilidade das verdades e a riqueza do encontro com a arte, ao vivo e no momento presente. A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Petrobras, Sanepar, CAIXA e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio de CNH Capital – New Holland, EBANX, ClearCorrect – Neodent, Viaje Paraná – Governo do Estado Paraná e Copel – Pura Energia, além do patrocínio especial da Universidade Positivo.
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Serviço:
AO VIVO [dentro da cabeça de alguém]
27 e 28 de março às 20h30
No Teatro da Reitoria
Contemporâneo
Classificação: 16 anos
Duração: 90’
Companhia Brasileira de Teatro – @ciabrasileira
33º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.