Chef Willian Peters retorna a Curitiba e inaugura restaurante
O chef William Peters ganhou destaque nacional em 2018, quando explodiu no mercado gastronômico como um dos finalistas MasterChef Profissionais, da TV Band. Desde então, o profissional, nascido no Rio Grande do Sul, se consolidou como um dos grandes nomes da gastronomia nacional, atuando ao lado de grandes nomes do mercado e participando de projetos repletos de sabores e personalidade. Nos últimos anos, boa parte da carreira de Peters foi construída na cidade de Curitiba, que vai receber seu mais novo projeto: o Saza Cozinha, que será inaugurado nas próximas semanas.

Crédito – Divulgação.
Com a proposta de oferecer uma gastronomia conectada ao clima e à terra, respeitando a sazonalidade e trazendo o melhor dos sabores de cada época, o novo empreendimento comandado por Peters tem como proposta um menu atrelado as estações do ano. O cardápio de estreia, que será divulgado oficialmente nos próximos dias, traz o tema “Geada”, com pratos que conversam com o clima, além de ingredientes oriundos de produtores locais. Na carta de bebidas, vinhos e drinks autorais.
“A inspiração deste primeiro menu é o outono curitibano e as primeiras geadas, um frio seco que transforma a paisagem. As cores terrosas dominam a natureza e os sabores ganham profundidade. Muito além do conceito, queremos que o nosso público tenha experiências únicas dentro do Saza. Não será um restaurante de pratos famosos, mas sim de experiências marcantes a cada visita”, explica Peters.
O Saza, que terá capacidade para aproximadamente 50 pessoas e abrirá, inicialmente, durante o jantar, marcará a volta de Peters para o mercado curitibano, onde atuou no Grupo Obst, sendo responsável direto pelo sucesso do badalado e premiado Ninna Cozinha. Ao longo de sua carreira, o chef gaúcho passou, também, pelo Président, de São Paulo (SP), atuando ao lado do chef francês Erick Jacquin; e pelos estrelados espanhóis Dos Cielosem Barcelona, e Diverxo, de Madri, comandados pelo chef Dabiz Muñoz, atualmente com três estrelas Michelin.

Crédito – Divulgação.
“Curitiba me acolheu muito bem. Na cidade, vivi momentos profissionais e pessoais muito importantes. Agora, com o Saza, quero retribuir um pouco mais desse carinho que recebi dos curitibanos, apresentando um restaurante que trará muito da minha identidade. A cada projeto que lanço, consigo incorporar cada vez mais das experiências profissionais que adquiri durante a carreira. Tenho certeza de que o Saza será um grande sucesso”, completa Peters.
O Saza Cozinha vai funcionar na tradicional Rua Moyses Marcondes, no bairro Juvevê, importante polo gastronômico da capital paranaense. Todos os detalhes sobre a casa, incluindo a data oficial de inauguração, serão divulgados nas próximas semanas. Para mais informações, acesse os perfis oficiais do Saza e do chef Willian Peters no Instagram: @sazacozinha e @willianpeters.