Petillo Arq+ assina projeto de uma das principais agências de comunicação do país
Uma das principais agências de marketing e comunicação do Brasil, a Annexo, inaugurou seu novo escritório na cidade de Curitiba (PR) com um projeto inovador da Petillo Arq+, assinado por Fábio Petillo, um dos profissionais mais badalados e requisitados do país. O resultado do trabalho intenso, que remodelou todo o andar de um prédio histórico no Centro da capital paranaense, é fruto do conceito de contraste, que pode ser encontrado em cada canto dos 465 m² do espaço corporativo.
Fundada pelos empresários, sócios e primos Giuliano Correa e Ricardo Macedo, a Annexo tem em seu DNA ideais disruptivos, que envolvem tudo aquilo que é criado pela agência e, obviamente, reflete sua imagem. Pensando nisso, a escolha de Fábio Petillo aconteceu pela visão de comunicação em comum dos três profissionais. O arquiteto procurou transparecer uma comunicação atemporal e focada no branding, dois importantes pilares do trabalho da Annexo. “Buscamos um contraste entre o antigo e o novo, o preto e o branco. Brilho e opaco. Não esquecemos também, claro, a parte funcional, com paredes que dão a sensação de amplitude e luz direcionada para atender as demandas dos colaboradores”, explica Petillo.
Com foco na elaboração de projetos arquitetônicos em sua totalidade, desde a concepção, arquitetura, interiores, paisagismo e acompanhamento de obras, a Petillo Arq+ iniciou seus trabalhos em 2015 com o objetivo de realizar projetos personalizados, contemporâneos e com excelência tendo como compromisso a inovação e a originalidade. “A conexão entre Petillo e Annexo foi rápida e assertiva, pois são duas empresas que realmente ‘falam a mesma língua’”, destaca o arquiteto.
Dividido em dois grandes espaços, com 192,13m² (área de trabalho/diretoria/reunião) e 236,38m² (estudio/auditório/copa), o escritório da Annexo de um lado mantém a parte operacional, com postos de trabalho para até 26 colaboradores e diretoria, e do outro um espaço para descompressão, lazer e reuniões. “Quando você entra no escritório, a parte esquerda é focada em networking, em comunidade. O lado direito é focado em shooting, lazer e integração, como um verdadeiro hub de negócios”, pontua Petillo. Um espaço de jogos com mesa de sinuca e um miniauditório, com capacidade para 37 pessoas, também fazem parte do projeto.
De acordo com Ricardo Macedo, a ideia dos espaços abertos e amplos teve o intuito de proporcionar maior liberdade para os colaboradores, resultando em um espaço criativo que aguçasse a visão deles com relação aos projetos. “O impacto das artes pelo escritório e a liberdade de poderem transitar, trabalhando nos sofás, futons ou no anfiteatro foi uma forma que pensamos em não deixar o pessoal engessado só em seus lugares de trabalho”, afirma Macedo.
As duas áreas principais são interligadas por uma área central com o hall do elevador e de entrada. Nesses dois elementos, o projeto brincou com o percurso do cliente e a experiência na agência. “Quando a pessoa entra no hall do elevador, encontra um espaço com uma luz baixa que apelidamos de caverna. O cliente encontra lugar escuro, preto, e logo na sequência uma área branca, como se encontrasse a luz, bastante cênico e imersivo”, detalha Fábio Petillo.
Já o mobiliário mescla o antigo e o contemporâneo, com peças escolhidas pelos sócios junto ao arquiteto. Destaque para as poltronas autorais Eggs, assinadas por Arne Jacobsen, para obras de artes de artistas como Autops, e uma moto exposta no meio do espaço de lazer, itens que harmonizam perfeitamente com o ambiente. “Foi um trabalho lindo, feito do zero, com muito carinho pelo Fábio Petillo, que em momento algum deixou de nos ouvir e compartilhar suas ideias. O resultado é um ambiente imponente e funcional, que pode ser utilizado em sua totalidade”, completa Giuliano Correa.