Pequenos negócios da agricultura familiar marcam presença na Feira Sabores do Paraná
Vinte e oito pequenos negócios da agricultura familiar, atendidos pelo Sebrae/PR, marcarão presença na Feira Sabores do Paraná, que será realizada de 28 de novembro a 1º de dezembro, no salão de atos do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Com entrada gratuita, a feira receberá, ao todo, 66 empreendedores paranaenses selecionados através de edital e 10 convidados do Rio Grande do Sul para expor e comercializar produtos.
Promovida pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), com execução do IDR-Paraná e apoio do Sebrae/PR, Adapar, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Sistema Faep/Senar-PR e Fetaep, além dos expositores das agroindústrias, a Feira terá também a gastronomia como carro-chefe para divulgar as atrações turísticas do Estado, além de aulas-show de culinária
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, afirma que é preciso que os produtos saiam de seus locais de origem e se tornem conhecidos, apreciados e consumidos. “Nós temos orgulho daquilo que é feito pelos agricultores familiares deste Estado, desde o plantio até a transformação do produto para entregar algo com maior valor agregado aos consumidores”, afirma.
A coordenadora de Agronegócio do Sebrae/PR, Caren Nanci dos Santos, explica que a instituição marcará presença também com um painel sensorial para apresentar alguns os produtos que têm o registro de Indicação Geográfica (IG) como as Bala de Banana de Antonina, Camomila de Mandirituba, Erva-Mate São Matheus, Morango do Norte Pioneiro, Café do Norte Pioneiro, Goiaba da Carlópolis e Mel do Oeste do Paraná.
Também estarão no painel produtos em fase de estruturação para a busca do registro ou aguardando reconhecimento, como o Couro de Peixe Marinho de Pontal do Paraná, Crochê de Barbosa Ferraz, Ginseng de Querência do Norte e Urucum de Paranacity, além da marca coletiva Queijo Colonial do Sudoeste.
“Nosso intuito é focar em ações que facilitem o acesso ao mercado de nossos clientes, e a Feira Sabores do Paraná é uma grande oportunidade. Trabalhamos junto ao segmento da agroindústria para que os pequenos empresários do setor tenham apoio para adequação à legislação, além do acesso à inovação, comunicação visual, rotulagem, desenvolvimento de marca, entre outras demandas”, comenta Caren.
Jairo Corrent é um dos empresários que marcará presença na Feira Sabores do Paraná, com os produtos da Terra das Abelhas, sua marca registrada em Prudentópolis, nos Campos Gerais. A expectativa é além de oferecer aos visitantes o sabor do mel das abelhas sem ferrão, como Mandaçaia e Jataí, também apresentar para degustação o hidromel, que aguarda aprovação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para sua comercialização. Com foco na diversificação, os produtos da Associação Prudentopolitana de Apicultores e Meliponicultores (Apam), como o mel Apis, também estarão disponíveis para venda.
“Este é o nosso primeiro ano na Feira, e chegamos com nossa marca, a Terra das Abelhas. Queremos não só realizar boas vendas, mas também estabelecer parcerias para expandir nossa linha de produtos, que inclui mel em sachês, favo, bisnagas e potes”, destaca Jairo, ao comentar que Feira promete ser uma vitrine para os sabores autênticos do Paraná, oferecendo uma experiência única para os amantes do mel e derivados. A Feira será aberta ao público no dia 28 de novembro, às 16 horas. Nos demais dias acontecerá das 10 às 20 horas.
Feira Sabores
A Feira Sabores do Paraná aconteceu de 2000 a 2014, com edições em Curitiba e em diversos municípios do Estado. Como naquela época, nesta edição a gastronomia será o carro-chefe para divulgar as atrações turísticas paranaenses. Também serão realizadas aulas-show de culinária, com ingredientes disponíveis na feira ou alguma cultivar desenvolvida pela pesquisa do IDR-Paraná. Cada aula-show terá o número máximo de 30 participantes e a inscrição é gratuita e feita no local.