Obras de infraestrutura no Litoral Sul do Paraná impulsionam crescimento econômico

Quem viaja pelo Litoral Sul do Paraná se depara com um cenário de transformação. Investimentos em infraestrutura estão valorizando os municípios da região, acelerando o crescimento industrial e atraindo grandes investidores. O “boom” demográfico e econômico é evidente.

Crédito – Divulgação.

Entre os principais fatores que impulsionam esse desenvolvimento está a duplicação da rodovia PR-412, que facilita o acesso a Guaratuba e ao estado vizinho de Santa Catarina, e a construção da ponte entre Matinhos e Guaratuba, que irá melhorar significativamente a logística e o tráfego na região.

“Esses investimentos em infraestrutura não só otimizam o escoamento de mercadorias, como também tornam a região ainda mais atrativa para indústrias e grandes redes”, aponta Rafael Riepier, diretor executivo da Ripz, fábrica de papéis de higiene instalada em um complexo de 4.000m2 em Guaratuba.

Crédito – Divulgação.

O desenvolvimento do Porto de Itapoá também é responsável por essa nova fase. Com um crescimento impulsionado pela alta na importação de produtos da China e exportação de proteínas animais, o porto recentemente atingiu o melhor semestre de sua história, movimentando 597.338 TEUs – um aumento de 12% em comparação com o mesmo período de 2023.

Com a conclusão da ponte entre Matinhos e Guaratuba e a duplicação da PR-412 nos próximos anos, a região tem tudo para continuar atraindo investimentos, tornando-se cada vez mais relevante no cenário industrial e logístico do país. Segundo Rieper, as projeções para o futuro são otimistas. “Estamos nos preparando para adquirir novos equipamentos que aumentarão nossa produção em 40% e, na sequência, iniciar um trabalho de exportação através do Porto de Itapoá”, complementa.