Myss da Trajano lança EP de estreia “A Trajano”

Ela é dona do jogo, ela é dona da noite – no último ano, se você é de Curitiba ou veio visitar a cidade e, em algum momento, passou pelo Largo da Ordem, por alguma balada, ou até mesmo desceu a Trajano Reis, certamente esbarrou com uma figura de óculos escuros e máscara prateada, sempre enigmática e acompanhada de seus amigos igualmente incógnitos e se perguntou: será que bebi demais ou será que encontrei uma celebridade? Talvez não uma celebridade, mas ela é, como se autoproclama, “famosa no rolê”.

Crédito – Divulgação.

MYSS da TRAJANO tem se tornado uma figura icônica na noite curitibana, seja por suas performances em casas noturnas ou pela sua mera presença, e com a notoriedade surgem os boatos e com os boatos, surgem as músicas – nesse dia 21 de setembro de 2024, a performer realiza o lançamento de seu primeiro EP independente, “A TRAJANO”, que conta com 5 faixas que mesclam narrativas vividas com ficção em uma explosão de músicas pop produzidas pelo cantor e produtor musical Beltrano e também com participação da cantora, DJ e produtora Natalia Stazka, junto ao produtor Kylan, na produção de uma das canções.

Visualmente inspirada na cantora e rapper italiana M¥SS KETA, a personagem MYSS da TRAJANO faz parte de um coletivo independente de performance e artes, o Clube Fantasia, composto também pelo artista curitibano Beltrano e pelo club kid Gostosa Needs You, que atua na cidade em diversos estabelecimentos da noite curitibana, além de realizarem performances com seus repertórios de músicas autorais em eventos apoiados pela Fundação Cultural de Curitiba e Região Metropolitana.

Sua primeira música de trabalho, lançada em setembro de 2023, Sou Famosa, é uma versão de SCANDALOSA, música do álbum CLUB TOPPERIA, de M¥SS KETA, que foi autorizada pela própria intérprete original da canção e pela gravadora Universal Music. A versão brinca com as rimas e o italiano junto ao português, narrando o surgimento de MYSS da TRAJANO na rua Trajano Reis, citando várias frases e lugares icônicos da rua mais boêmia da cidade.

Com a repercussão de Sou Famosa no boca a boca pela cidade e o lançamento do clipe em parceria com o Novo Café do Teatro – local marcado pela contribuição e acolhimento com a cena artística da cidade – TRAJANO apresentou a canção em diversos lugares e eventos, como Pappa’s World, James Bar e também no evento de lançamento da 2ª Parada LGBTQIAPN+ de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, ainda em 2023.

Após a virada do ano, logo no início de 2024, seu trabalho autoral começou a tomar uma nova forma e outras músicas foram lançadas para pincelarem seu universo narrativo dentro da cidade, como os singles Interesseira, uma mescla de hip-hop e superpop que traz uma participação com o rapper curitibano Beijos e utiliza do Largo da Ordem, o famoso restaurante Gato Preto e as Ruínas de São Francisco como cenários do curta-metragem produzido para a música; e Vou Presa, uma faixa eletrônica enérgica que já alcança quase 20.000 streamings na plataforma Spotify e narra uma aventura fictícia de MYSS da TRAJANO no seu percurso dentro do vermelhão (o icônico ônibus biarticulado vermelho da cidade), indo do centro ao bairro Boqueirão, sendo procurada pela polícia. O clipe da faixa se passa tanto dentro do transporte público, quanto na Praça do Japão, um ponto turístico emblemático da capital paranaense.

Os visuais de MYSS da TRAJANO trazem uma perspectiva cyberpunk e retro futurista para dentro de Curitiba, com a cidade sendo o veículo condutor de suas histórias e cenários, aproximando-a do mainstream e do pop, ainda que com uma linguagem underground proposital. Esses elementos, tanto em composição, quanto na tradução dos aspectos imagéticos, são inspirados tanto na literatura e audiovisuais da ficção científica, quanto nas criações musicais de compositores como Fausto Fawcett e Fernanda Abreu, grandes inspirações de MYSS da TRAJANO.

Antecipando o lançamento do EP, o single Parlo Mesmo acentua a faceta irônica e satírica de MYSS da TRAJANO, incorporando a fofoca e os rumores atrelados à sua persona como norteador da história que a canção conta de forma divertida em um pop radiofônico e chiclete, com inspirações em hits da TV dos anos 2000 como Chicletinho, da dupla Dolls, que fez parte da trilha sonora da novela Malhação. O clipe foi filmado no Centro Cultural Wanda Mallmann, em Pinhais-PR, com cinegrafia de Wlad Marcell e dirigido por MYSS da TRAJANO e Beltrano, editado pela própria performer, ambos foram lançados no último mês de agosto, com dicas do que virá à frente.

O EP “A TRAJANO” que chega hoje em todas as plataformas digitais, conta com as músicas previamente divulgadas e uma faixa extra, Peruca Espanto, com uma abordagem mais techno e dark pop, feita para as pistas de dança, um poderoso hino de autoconfiança. A faixa é produzida por Natalia Stazka e Kylan e ganhará um clipe com previsão de lançamento para o próximo Halloween.