João José Bigarella, precursor do ambientalismo, é homenageado com livro póstumo

No dia 23 de setembro, o legado de um dos maiores ambientalistas brasileiros será celebrado com o lançamento do quarto volume de uma das obras de João José Bigarella (1923-2016), geólogo e defensor da preservação ambiental desde a década de 1970 que completaria 101 anos na data. O lançamento, uma parceria entre a Fundação João José Bigarella (FunaBi) e a Editora da UFSC, será realizado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Crédito – Divulgação.

Este volume inédito, que encerra a coleção Estrutura e Origem das Paisagens Tropicais e Subtropicais, reúne estudos sobre regiões costeiras, praias, restingas e sambaquis – ambientes estes que foram o foco do trabalho do ambientalista. A coleção completa é uma importante fonte de citação em pesquisa de áreas como Geologia e Geomorfologia, muito consultada até hoje por alunos da área das Geociências.

“O professor Bigarella foi um pioneiro na defesa da conservação da natureza no Brasil, tendo contribuído para a criação de reservas e espaços de preservação, como o tombamento da Serra do Mar e a consolidação do parque de Vila Velha”, conta Carolina Stellfeld, Diretora Executiva da Fundação João José Bigarella. “Ele também se destacou internacionalmente, provando, por meio de estudos geológicos, a conexão entre o continente africano e a Bacia Sedimentar do Paraná, o que reforçou a teoria de que esses territórios já estiveram unidos no supercontinente Gondwana”, complementa.

Jardim Geológico da UEPG
Além do lançamento póstumo, outras ações marcaram as comemorações do centenário do professor. Em maio de 2023, numa parceria da FunaBi com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi inaugurado o Jardim Geológico, um espaço dedicado ao estudo e conservação das riquezas geológicas do estado do Paraná. Em outubro do mesmo ano, foi realizado o plantio do Bosque Bigarella, na Reserva Natural do alpinista Waldemar Niclevicz. Já em novembro, foi inaugurado o Espaço dos Pioneiros das Geociências, no prédio J. J. Bigarella, no Centro Politécnico da UFPR.

Jardim Geológico. Crédito – Divulgação.

“O professor frequentemente mencionava que a conclusão da coleção era seu maior desejo, pois dizia que seria seu ‘Schwanengesang’ – canto do cisne”, diz Everton Passos, coautor da obra. “Poder terminar as comemorações pelo seu centenário com este lançamento é um feito a ser celebrado”, completa.

Sobre João José Bigarella

João José Bigarella foi um geólogo de destaque nas Geociências e um dos pioneiros da Conservação Ambiental no Brasil, especialmente no Paraná, desde o início dos anos 1970. Em expedições intercontinentais, estudou rochas na África, comprovando que essas possuíam a mesma composição geológica das rochas da Bacia Sedimentar do Paraná, confirmando que as regiões haviam sido conectadas em um único continente. Além de sua contribuição científica, Bigarella foi visionário ao desenvolver uma consciência ambiental antes de o tema ganhar a relevância atual. Ele advogou pela preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, criando um equilíbrio entre o progresso social e a conservação da natureza. Entre suas ações mais notáveis estão a criação da ADEA, da Funabi, o tombamento da Serra do Mar como patrimônio natural e os esforços para fortalecer o Parque Estadual de Vila Velha.

O lançamento do 4º volume da obra Estrutura e Origem das Paisagens Tropicais e Subtropicais acontece no dia 23 de setembro de 2024, a partir das 16h30, no Hall do Edifício Bigarella, Centro Politécnico – UFPR. A entrada é livre e gratuita.