Livro do ex-jogador Paulo Miranda tem première na Livrarias Curitiba

Depois de uma vitoriosa carreira como jogador e experiência na gestão de atletas, Paulo Miranda quer compartilhar a história da sua vida com os amantes do futebol. O lançamento do livro “Vestiário Ganha Jogo”, com bate-papo, autógrafos e sorteio de duas camisas autografadas do Athletico, acontece no dia 17/08, às 16h, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium.

Crédito – Divulgação.

Paulo Miranda nasceu em São Paulo, mas cresceu na capital paranaense, precisamente no bairro Xaxim. Jogava pelos campinhos de futebol públicos, até ser observado por um olheiro que lhe levou até as categorias de base do Pinheiros. Passando na peneira, o menino de 12 anos havia se tornado um atleta. Em meio as dificuldades da família humilde, quando não estava na Vila Olímpica, Paulo estava catando papel para pagar as passagens de ônibus e comparecer aos treinos, e ajudar a família com o que sobrava.

No final de 1989, Paulo deixou de ser um atleta do Pinheiros para defender um novo clube, resultante de uma união com o Colorado. Nascia o Paraná Clube, e junto com ele, as primeiras oportunidades de Paulo Miranda no futebol profissional. Pelo novo “velho” clube, Paulo conquistou 5 títulos Paranaenses (1991, 1993, 1994, 1995 e 1996), além do Campeonato Brasileiro da Série B, em 1992.

Em 1997, o vencimento do seu contrato com o Paraná o levou para o Athletico, outro time da capital. Foram apenas duas temporadas, mas com memórias que viverão para sempre na cabeça do torcedor do Furacão: o golaço de fora da área contra o Vasco, na Copa do Brasil de 1997, os triunfos sobre o rival Coritiba e claro, o título paranaense de 1998, visto como o “último grande Campeonato Paranaense”. Foram 52 jogos e 17 gols marcados no rubro-negro de Curitiba.

O auge no Brasil e período mais vitorioso da carreira de Paulo Miranda foi no Vasco da Gama, de 1999 a 2001. Jogar em um supertime ao lado de craques como Romário e Edmundo, renderam vários títulos: Torneio Rio-São Paulo (1999), Taça Guanabara (1999 e 2000), Copa Mercosul (2000), Campeão Brasileiro (2000), Taça Rio (2001), além do vice campeonato no Mundial de Clubes de 2000.

Na metade do ano de 2001, Paulo Miranda se transferiu para o Girondins de Boudeaux, clube tradicional da França, sendo campeão da Coupe de La Ligue em 2002. Voltou ao Brasil e foi Campeão Mineiro e da Copa do Brasil em 2003, pelo Cruzeiro. Ainda teve passagens pelo São Caetano, Coritiba, Joinville, Itumbiara e Santa Helena, até pendurar as chuteiras no Deportivo Anzoátegui, da Venezuela, em 2010.

Paulo Miranda teve passagens como técnico após a aposentadoria, mas foi no convite do presidente Mario Celso Petraglia que o ex-jogador encontraria o seu lugar. Em 2017, Paulo integrou a comissão técnica do então treinador Tiago Nunes e em 2018, ocupou o cargo de Gestor Esportivo, que exerce até hoje. Desde então, o Athletico foi campeão da Copa do Brasil e bicampeão da Copa Sul-americana, além do vice da Copa Libertadores, onde Paulo Miranda entrou com a cobiçada taça, na decisão contra o Flamengo, como representante do Athletico.

Todas essas histórias e muitas outras são contadas no livro “Vestiário Ganha Jogo”, lançado esse ano. O título do livro vem de uma lição que Paulo aprendeu desde cedo em sua carreira, e que hoje é fundamento importante em sua carreira como gestor.

Dividido em duas grandes partes, o livro passa desde a infância do jogador, até as conquistas recentes dentro da gestão do Athletico. E para contas essas histórias, a lista de entrevistados conta com nomes de peso do universo boleiro, como: Bruno Guimarães, Dorival Jr, Edmundo, Romário, Luiz Felipe Scolari, Thiago Heleno e muitos outros.

Serviço

O que: Bate-papo e autógrafos com Paulo Miranda, autor do livro “Vestiário Ganha Jogo”.
Quando: Sábado, dia 17/08.
Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Palladium – Av. Pres. Kennedy, 4121 – Portão, Curitiba – PR, 80610-010. Piso L2
Horário: 16h
Quanto: Evento gratuito. Retire a senha e compre o livro no caixa da loja para participar do evento.
Sorteio: Na compra do livro e retirada da senha, concorra a duas camisetas autografadas do Athletico. Preencha a ficha de cadastro e a deposite na urna.