Projeto realiza narração de histórias gratuita para alunos do interior do Paraná

O que cabe na casa de um botão? A boca de um céu, o mindinho da mão? Um exagero de nuvem, um fiapo de algodão? Uma onda gigante, uma pulga de elefante? Uma folha de alecrim, histórias sem fim. O projeto “Do Tamanho de um Botão – Histórias Sensíveis para Gente Miúda”, da Malasartes Educação Sensível, encontra alunos de cidades do interior do Paraná, a fim de criar um percurso repleto de perguntas e descobertas, com muita ludicidade.

Crédito – Divulgação.

Com apresentações itinerantes que começaram em 2023, o projeto atenderá até o final de agosto deste ano, instituições escolares de 8 municípios de várias regiões paranaenses: Pitanga (Paraná Centro), Ortigueira (Vale do Tibagi), Pinhão (Cantuquiriguaçu), Ibaiti (Norte Pioneiro), Palmas (Sudoeste), Itaperuçu (Vale do Ribeira), Mandirituba (Território Gralha Azul) e Imbituva (Vale dos Pinheirais).

Serão, ao todo,168 sessões de narração de histórias como incentivo à leitura dirigidas a crianças de 01 a 06 anos, de CMEIs, creches públicas, pré-escolas e projetos sociais de atendimento à primeira infância. Todas as apresentações são gratuitas.

“Do Tamanho de um Botão – Histórias Sensíveis para Gente Miúda” conta com a mediação das arte-educadoras Adriane Havro e Mariana Veríssimo, produção de Luis Teixeira e criação de ambientação da artista plástica Rosangela Grafetti. As narrações de histórias propostas estão fundadas na expressão sensível e guardam íntima associação com a infância, sobretudo por sua proximidade com o jogo e por ensejar a exploração da linguagem e do mundo. Mais do que qualquer outra, a linguagem literária é portadora dos elementos lúdicos que proporcionam prazer à experimentação, pois dirige um apelo evidente à sensibilidade da criança.

Os encontros com as crianças são estruturados a partir da seleção cuidadosa de textos literários que têm como traço essencial de sua construção narrativa a capacidade de dirigir o olhar para aspectos minúsculos – “do tamanho de um botão” – da vida cotidiana, aqueles que passam ao largo da visão apressada do adulto, mas que não escapam aos olhos atentos dos pequenos.

Para Luis Teixeira, idealizador e produtor do projeto, o intuito é despertar a sensibilidade e a ludicidade nas crianças: “Vivemos hoje um tempo de infâncias mais solitárias, menos espaços para vivências em grupo, e grande pressão da escola e da sociedade que, sem consciência, roubam o espaço natural de ser criança. Apesar de tanto se falar da importância da leitura e do imaginário na formação infantil, o fato é que os momentos de intimismo e encantamento propiciados pelo contar e ler histórias, têm sido substituídos por entretenimentos virtuais efêmeros, que mantêm os olhares dos pequenos presos a telas e teclados frios”, diz.

É neste contexto que a Malasartes Educação Sensível atua: criando oportunidades de interação afetiva por meio de livros, narrativas e desafios lúdicos de palavras, incentivando a formação de famílias leitoras que possam acolher amorosamente a curiosidade e a criatividade das crianças.

“Do Tamanho de um Botão – Histórias Sensíveis para Gente Miúda” proporciona um alento criado pela força imaginativa das histórias e pode ser um importante contraponto ao cotidiano infantil em que as atividades, muitas vezes, se restringem ao mero entretenimento e tutela, com pouco espaço para a troca afetiva com o imaginário da criança. Pensar a iniciação literária implica em compreendê-la como lugar de relações, de brincadeiras, de produção de sentido, de conhecimento de si e do outro, em um processo atencioso de escuta e construção coletiva.

Este projeto é realizado por meio do PROFICE -Programa de Fomento e Incentivo à Cultura – da Secretaria da Comunicação Social e Cultura do Estado do Paraná, e conta com o apoio da empresa COPEL.

“Do Tamanho de um Botão – Histórias Sensíveis para Gente Miúda”
de outubro de 2023 a agosto de 2024 – em instituições escolares de municípios de Pitanga, Ortigueira, Pinhão, Ibaiti, Palmas, Itaperuçu, Mandirituba e Imbituva.
Próximos municípios:
Itaperuçu – 6 e 7 de agosto.
Imbituva – 27 e 28 de agosto.