Conheça os 12 pratos inéditos do Festival Gastronômico de Pomerode

O encontro da cozinha alemã com ingredientes tropicais adotados pelos imigrantes europeus em Santa Catarina há mais de um século: este é o enredo do 18º Festival Gastronômico de Pomerode, que ocorre de 4 a 21 de julho. Doze restaurantes aceitaram o desafio de criar receitas novas sob o tema “Raízes Germânicas, Sabores Tropicais”. O resultado dessa mistura são pratos de clara influência europeia, mas com alimentos tipicamente brasileiros como protagonistas.

Mignon Suíno em Crostas de Especiarias e Toque de Café do Spätzle. Crédito – Luciano Dias.

Por sorteio, cada restaurante ficou responsável por destacar um ingrediente específico. O Funiculì Funiculá, por exemplo, criou o Perfekte Hochzeit (Casamento Perfeito). No prato, a brasileiríssima cachaça flamba e saboriza cubos de carne suína, que são acompanhados de nhoque à la romana.

Coroa de Costela Suína ao Mosseline de Banana da Terra do Bistrô Dona Cecília. Crédito – Luciano Dias.

No restaurante Dona Cecília, o mousseline de banana-da-terra abre alas para uma portentosa costela suína. A batata recheada, iguaria popular em festas típicas da região, é apresentada na versão com batata-doce, uma criação da Schornstein Kneipe.

Neste ano, o trabalho de elaboração das receitas contou com a consultoria do chef Willian Aimar, graças a uma parceria da Associação Visite Pomerode (Avip), organizadora do Festival Gastronômico, com o Sebrae/SC. Ele atuou para que os pratos representassem o tema desta edição, a riqueza da culinária local, assim como a diversidade dos restaurantes.

Magret de Pato Marinado em Melado e Especiarias do Quintal Toillier. Crédito – Luciano Dias.

“O processo foi conduzido de forma co-criativa, pesquisando as adaptações culinárias, aperfeiçoando empratamentos e interagindo com o grupo para promover esse encontro de culturas”, conta Aimar.

Desde março, os 12 restaurantes vêm participando de palestras, workshops e treinamentos com o objetivo de transformar o tema escolhido em uma experiência gastronômica única. O tema do 18º Festival Gastronômico de Pomerode também integra o evento às comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

Prime Rib Suíno Grelhado com Mousseline de Mandioca do Garten. Crédito – Luciano Dias.

“Todos os anos temos a missão de construir um festival que equilibre novidades com a manutenção de uma identidade única no Brasil. Estamos preparando um grande evento, com a qualidade que Pomerode sabe oferecer”, comenta o presidente da Avip, Manfredo Goede.

Ambiente único

Além da gastronomia, o Festival de Pomerode tem características únicas no país. Todos os restaurantes são reunidos num mesmo local: o Pavilhão Municipal do Eventos. O ambiente é delicadamente decorado e garçons servem às mesas com louças de porcelana, talheres de metal e taças de cristal. Ou seja, embora o espaço seja de festa, tudo lembra um charmoso restaurante.

Haverá extensa programação de música ao vivo, apresentações culturais e aulas-show com chefs renomados, entre outras atrações. A agenda completa do festival será divulgada até o início de julho.

Batata-doce Recheada do Schornstein Kneipe. Crédito – Luciano Dias.

O Festival

O 18º Festival Gastronômico de Pomerode é uma realização da Associação Visite Pomerode (Avip), com promoção do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do governo do Estado e Fundação Catarinense de Cultura (FCC), patrocínio de DVA, Kyly, Mueller, Olho Embutidos, Nugali Chocolates, Weiku, Schornstein, Karsten e Juréia Alimentos, e apoio do Sebrae e prefeitura de Pomerode.

Festival Gastronômico de Pomerode
Quando: 4 a 21 de julho, todos os dias
Onde: Pavilhão Municipal de Eventos
Saiba tudo sobre o festival em www.visitepomerode.com.br