Pesquisas em hospital curitibano indicam novos caminhos no tratamento de tumores cerebrais
Centro de referência no tratamento de tumores cerebrais na América Latina, o Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) vem empregando o corante farmacológico ácido 5-aminolevulínico, chamado de 5-ALA, como ferramenta fundamental nas cirurgias de tumores malignos, favorecendo a eficiência de tratamentos posteriores como irradiação e quimioterapia. Além disso, o INC é o único centro latino-americano, e um dos poucos do mundo, a realizar estudos da associação da cirurgia com fluorescência por 5-ALA com a terapia fotodinâmica intraoperatória (TFD) para pacientes com gliomas malignos.
Em maio, o hospital publicou dois artigos científicos em periódicos internacionais importantes envolvendo 5-ALA, no Journal of Neuro-Oncology e na revista Acta Neurochirurgica. O trabalho publicado no Journal of Neuro-Oncology é sobre o uso do 5-ALA em geral, englobando diferentes tipos de tumores (incluindo meningiomas e metástases), e como tem sido uma tecnologia essencial na cirurgia dos gliomas malignos. O artigo versa sobre a segurança, a viabilidade e o impacto custo-benefício baseado na experiência do INC com mais de 700 casos tratados de tumores do sistema nervoso central. O artigo da Acta Neurochirurgica mostra os resultados de um estudo prospectivo, avaliando a cirurgia com 5-ALA associada a TFD. Essa pesquisa foi iniciada em maio de 2022.
O artigo do Journal of Neuro-oncology atesta o uso do 5-ALA como seguro, eficaz e viável, inclusive, há várias décadas. “Só que o custo para usá-lo é proibitivo no mundo inteiro, em média, 1.000 a 3.000 dólares por paciente. O INC usa, há quase dez anos, por um custo até quatro vezes menor”, explica o neurocirurgião Dr. Erasmo Barros, responsável pelos dois artigos e coordenador da Divisão de Neuro-oncologia da instituição. Graças aos esforços contínuos do INC em trazer o 5-ALA da Alemanha, o hospital tem acesso ao corante desde 2015.
Quanto ao trabalho publicado na Acta Neurochirurgica, intitulado de “Associação de ressecção guiada por fluorescência do ácido 5-aminolevulínico com terapia fotodinâmica em glioblastoma recorrente: um estudo de corte compatível” foi demonstrada a eficiência da terapia fotodinâmica aplicada imediatamente após a remoção de um glioma maligno. Através de difusor conectado a uma fonte de luz vermelha, uma reação fotoquímica é gerada, sendo capaz de destruir as células cancerosas residuais que coraram com o 5-ALA. Isto serve como um reforço do tratamento nas margens da cavidade cirúrgica. “O estudo concluiu que a associação de TFD imediatamente após 5-ALA para o glioma maligno recorrente parece estar relacionada à melhor sobrevida de forma prática, segura e sem trazer riscos adicionais”, informa Erasmo Barros.
Sobre o Hospital INC
O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país, sendo pioneiro na América Latina com Ressonância Magnética intraoperatória de alto campo e no uso do corante 5-ALA em cirurgias de tumores cerebrais. Também foi o primeiro hospital do Brasil a contar com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgias cerebrais sem corte). Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina.
O Serviço de Cardiologia conta com todas as subespecialidades e tem um dos laboratórios mais modernos e bem equipados do Brasil, sendo referência no tratamento da doença coronária complexa, como oclusões crônicas, com uso de técnicas avançadas de imagem, como a Tomografia de Coerência Optica (OCT). É também referência no tratamento transcateter de cardiopatias estruturais, como o implante transcateter de válvula aórtica (TAVI), plastia mitral transcateter (MitraClip), procedimentos de “Valve-in-valve” e de doenças congênitas, como o fechamento do forame oval patente (FOP). O Serviço de Cirurgia Cardíaca é referência nacional, sobretudo em técnicas específicas, como plastia mitral, aórtica e cirurgia de Ross.
O INC também é um hospital-escola, com o Centro de Estudos e Pesquisas integrado à instituição. É referência em Residência Médica nas áreas de anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca. Além disso, o Centro de Educação Profissional INC (CEPI) forma, desde 2020, técnicos em Enfermagem e está em constante expansão na formação de novos profissionais.