Empresa curitibana se consolida como uma das maiores produtoras culturais do Brasil
Com 12 anos história e mais de 70 projetos inscritos em leis de incentivo e editais de promoção cultural, a Montenegro Produções se consolidou como uma das principais produtoras culturais do Brasil, especializada na gestão de projetos com ênfase na inclusão, diversidade e sustentabilidade. Fundada na cidade de Curitiba (PR), a Montenegro desenvolve ações em todas as regiões do Brasil e, a partir de 2024, terá suas primeiras turnês internacionais com projetos em cidades de Portugal e dos Estados Unidos.
“Queremos deixar um legado positivo na cultura brasileira, priorizando a arte nacional, promovendo a inclusão e democratizando o acesso aos bens culturais”, destaca Carolina Montenegro, fundadora e diretora da Montenegro Produções. No cenário de captação de recursos, a empresa figura entre as 10 maiores produtoras do Brasil, administrando mais de 80 milhões em projetos culturais desde sua fundação. Esse êxito financeiro é o que permite a realização de projetos de grande escala.
A fidelização de patrocinadores é também uma conquista notável da Montenegro, com 70% das empresas apoiadoras participando de múltiplos projetos ao longo dos anos, com destaque para marcas como Britânia, Coca-Cola, Tetra Pack e John Deere. “No Brasil, tentou-se vender uma imagem negativa das leis de incentivo cultural, mas com muito profissionalismo, criatividade e transparência, trabalhando com projetos que sempre deixam marcas importantes na sociedade, conseguimos ganhar o respeito e a confiança de algumas das maiores empresas do país. Isso foi fundamental para o nosso crescimento e consolidação nos últimos anos”, destaca Carolina Montenegro.
Além disso, a produtora possui uma contribuição significativa para a geração de empregos no setor. Cada projeto desenvolvido pela Montenegro emprega, nos mais variados níveis e setores, aproximadamente 150 profissionais diretamente e mais de 300 indiretamente. “A Montenegro abraça todos os princípios das leis de incentivo cultural, e leva muito a sério a fomentação do mercado, movimentando o setor da economia criativa, em diversas partes do país, durante todo o ano”, detalha Carolina.
Projetos culturais
Durante o ano de 2023, a Montenegro apresentou três projetos emblemáticos que ecoaram pela cena cultural brasileira, como a “Ópera das Cores”, uma iniciativa que contemplou mais de trinta ações sociais; dois concertos imersivos na Ópera de Arame, em Curitiba (PR), com o global Alexandre Nero; uma exposição de arte sensorial; oficinas de música envolvendo 500 crianças de escolas públicas; e a entrega de um laboratório de sinestesia para a comunidade.
Outro destaque do ano foi o “Mapa da Cultura Alimentar”, que entregou uma pesquisa de campo envolvendo sociólogos, chefs e fotógrafos. O projeto resultou em um livro histórico com registros das Indicações Geográficas (IGs), hortas comunitárias, encontros de afeto em asilos com trocas de receitas, um podcast sobre sustentabilidade na alimentação e cursos online sobre cada IG trabalhada no projeto. Duas exposições, com montagens em Curitiba (PR) e São Paulo (SP), trouxeram instalações feitas de material reciclado, tendo os alimentos e a cultura alimentar como base criativa.
Já a segunda edição da “Casa dos Sentidos”, criada com o intuito de traduzir em forma de expressões artísticas os sentimentos e vivências das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que registrou mais de 1 milhão de visitas logo em sua primeira edição, na capital paranaense, cresceu e chegou ao mercado nacional. Entre 2023 e 2024, a mostra contará com programações inéditas em cidades como Campinas (SP), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Brasília (DF). Além disso, marcará a estreia da Montenegro em território internacional, com turnês pelos Estados Unidos e por Portugal.
De olho em 2024
A expansão geográfica é uma realidade para a Montenegro. Em 2021, a produtora abriu a itinerância de seus projetos, levando experiências culturais para o interior do Paraná, e hoje já conta com projetos em andamento em 12 estados brasileiros. Para o próximo ano, além do salto internacional, com passagens por Portugal e Estados Unidos, a empresa prepara ótimas novidades, que irão movimentar investimentos de aproximadamente 500 mil dólares. “Além de levar a cultura brasileira para além das fronteiras e mostrar a riqueza de nossos artistas internacionalmente, queremos aumentar cada vez mais nossa atuação, abrangendo um número cada vez maior de demonstrações artísticas e formatos de projetos. É importante destacar, também, que a expansão internacional contará, como no caso de Portugal, com incentivo direto de instituições e empresas estrangeiras, que descobriram o nosso trabalho e nos procuraram em busca de parcerias”, revela Carolina Montenegro.
Além da “Casa dos Sentidos 2”, que segue em 2024, a Montenegro iniciou a produção e captação de recursos para a terceira edição da mostra, que deve acontecer entre 2024 e 2025, com novos artistas e arquitetos. Destaque em 2023, o “Mapa da Cultura Alimentar” também ganhará uma segunda edição, agora com foco em doces tradicionais do Brasil. Para completar, a produtora vai apresentar o espetáculo de teatro infantil “Era uma Vez… Eram duas, eram três”; o projeto audiovisual e literário “Eu Vejo Assim”, que dará vida a cenários imaginários criados por crianças com Síndrome de Down; o “Encantados e Encantarias”, que visa aproximar o universo folclórico brasileiro do público infanto/juvenil por meio de experiências sensoriais, contação de histórias e aprofundamento da importância da educação e cultura nacional.
“Será mais um ano intenso, repleto de muito trabalho e de ações que nos enchem de alegria e satisfação. Continuaremos destacando a identidade brasileira e as coisas da nossa terra em projetos que estarão cada vez mais próximos da sociedade. A cultura é transformadora, e nós, da Montenegro, acreditamos muito que a construção de um país melhor e mais digno para todos passa por ela”, completa Carolina Montenegro.
Para mais informações sobre a Montenegro, acesse o site https://montenegroproducoes.com/ ou o perfil oficial da produtora no Instagram: @montenegroproducoes.