Escola arrecada cadernos e livros usados para reciclagem

Uma ação dupla de cuidado ambiental movimenta a comunidade escolar de uma instituição de ensino em Curitiba. Os pais e responsáveis da Escola Pedro Apóstolo, que fica no Capão Raso, receberam um convite para que os estudantes, entre os dias 14 e 19 de dezembro deste ano, entreguem seus cadernos e livros didáticos usados, bem como demais papéis que estão sem utilidade, para que os itens passem por um processo de reciclagem.

Além da proteção à natureza, o valor arrecadado com a ação será revertido em doação à Organização Não-Governamental Papel Bom pra Cachorro, que trabalha na proteção, acolhimento e assistência médica para animais de estimação que são resgatados, uma missão desafiadora que conta exclusivamente com doações de pessoas sensíveis à causa. Este é o segundo ano que a instituição de ensino realiza a ação em parceria com a ONG.

A arrecadação acontecerá da seguinte forma: cada família traz para a escola seus papéis para descarte que são colocados em uma caçamba da empresa que ficará responsável pelos trâmites da reciclagem. Todo o peso do volume coletado será revertido financeiramente como uma doação para a ONG que cuida dos animais acolhidos.

Engajamento em prol do meio ambiente

Crédito – Divulgação.

Segundo a diretora e pedagoga da Pedro Apóstolo, Carolina Paschoal, a ação ambiental chama tanto a atenção das famílias que motivam pessoas de fora da comunidade escolar a fazerem contribuições. “Além de compartilharem nas redes sociais, os pais e alunos doam tudo o que podem para a reciclagem, como agendas, papéis, revistas, enfim, qualquer item que possa ser reciclado”, explica.

Conforme explica a diretora, esta é uma forma que a escola encontra de evitar que o meio ambiente sofra ainda mais com a retirada de matéria-prima para a produção de papel. Segundo Carolina, perceber o engajamento de todos revela que a mensagem de sala de aula chegou dentro das famílias. “Quando percebemos esse engajamento das famílias em uma ação tão importante, também notamos que os estudantes conseguem conscientizar quem mora com eles”, afirma.

Ainda que o papel reciclado não se transforme em novos livros para a instituição propriamente dita, a diretora defende que esses gestos contribuem para a preservação da natureza. Ela acredita que os papéis que passaram pelas mãos dos estudantes em forma de livros ou cadernos em tempo chegarão a outras pessoas.

“Com tantas notícias sobre aquecimento global e a destruição avassaladora da natureza, como escola precisamos fazer nossa parte e realizar a destinação correta de resíduos. É importante ensinar aos alunos sobretudo que jogar algo fora não é possível, pois tudo sempre permanecerá dentro do Planeta Terra. Quando eles participam desse tipo de ação, conseguem colocar em prática muito do que falamos nas atividades pedagógicas sobre proteção ao meio ambiente, desde a importância do consumo consciente como também formas de reuso daquilo que já não nos serve mais”, diz.